SOBRE
O projeto "Variação Linguística na Escola: uma investigação no Colégio de Aplicação/UFS" é um projeto de PIBIC.Jr onde temos como objetivo avaliar sobre como o nosso ambiente escolar se comporta diante da variação linguística e ao mesmo tempo, levar à nossa comunidade conhecimento sobre o tema da meneira mais dinâmica possivél.
Com a apliacação de questionários, descobrimos que não só há uma falta de conhecimento sobre o assunto, mas também uma consequência deste: o preconceito linguístico.
Para poder concientizar a nossa comunidade, resolvemos levar o conhecimento sobre a variação linguistica para todos que podiamos alcançar! Nós começamos nos 6º anos do Ensino Fundamental (ano inicial aceito pela instituição de ensino), levando até aos 3º anos do Ensino Médio e até aos funcionários do colégio. E para que se tornasse algo divertido e mais dinâmico, nós criamos diversos jogos, cada um levando um conhecimento diferente. Nós aplicamos esses jogos em oficinas, aulas, feiras e em outros tipos de eventos. Com esses, não levamos nosso projeto só para nossa comunidade escolar, mas também para outras pessoas além da nossa comunidade escolar.
Com toda a experiência e os novos conhecimetos que adiquirimos ao longo da pesquisa, nós continuamos criando jogos e novas formas de levar esse conhecimento para mais pessoas.
O Colégio de Aplicação/UFS
A origem do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP -UFS) está relacionada com a existência da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, fundada no ano de 1950, com o objetivo de formar professores para atuarem no ensino secundário e normal. Na época a instituição era chamada de Ginásio de Aplicação da Faculdade Cátolocia de Filosofia de Sergipe.
Com a criação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Faculdade de Filosofia e o Colégio de Aplicação que dela era parte integrante, foram incorporados a Fundação Universidade Federal de Sergipe.Com isso, além de permanecer exercendo as funções de ensino e de campo para a execução de estágios curriculares, o colégio também passou a desenvolver atividades de pesquisa e extensão.